19º arrondissement
O 19º arrondissement de Paris é formado pelos bairros:
- Quartier de la Villette
- Quartier du Pont-de-Flandres
- Quartier d’Amérique
- Quartier du Combat
Este arrondissement poucas atrações turísticas, excluindo alguns parques.
Localizado na região nordeste de Paris, é um dos mais ecléticos e diversificados da cidade. Um verdadeiro exemplo do caldeirão étnico/racial/cultural parisiense, o distrito conta com um grande número de imigrantes (e seus descendentes) de variadas origens.
Dentro dessa dicotomia, o 19º possui desde partes bucólicas e simpáticas (ao redor do parque Buttes Chaumont) até outras nem tanto (ao redor do Centquatre).
Certamente não é um local para turistas. Mas, aqui, visitei duas boulangeries interessantíssimas: Thierry Meunier e Au 140.
Thierry Meunier
15 Rue de Belleville
Detentor do título de Meilleur Ouvrier de France, honraria máxima concedida aos melhores artesãos do país (categoria que inclui chocolateiros, padeiros, queijeiros, marceneiros…) e entregue pelo presidente em pessoa, Thierry Meunier possui quatro lojas em Paris, tão reconhecidas pela alta qualidade dos pães quanto dos doces.
Demorei muito para encontrar, porque a boulagerie fica recuada, embaixo de um prédio. E, para meu azar, a loja estava fechada no dia da minha visita. 🙁
Mas… sou brasileira e não desisto nunca. Voltei lá com o maridão e ele acabou provando aquilo que, hoje, é o doce que mais gosta: o Canelé. Especialidade da região de Bourdeaux, de textura levemente puxa-puxa e interior aerado, leva rum, baunilha e gemas na receita.
Recomendo muito. Comemos em vários outros lugares e, até hoje, é o melhor Canelé que já provamos na vida!!!
Au 140
Rue de Belleville
Esta padaria fica um pouco distante. No entanto, a padaria encabeçada por Pierre Demoncy vale a viagem!
Por dentro, a boulangerie é um espetáculo à parte. Linda, com um forno de tijolos à vista logo atrás da vitrine. A Au 140 oferece uma fantástica seleção de pães orgânicos.
Continua no próximo post…