18º arrondissement
O 18º arrondissement de Paris é formado pelos bairros:
- Quartier des Grandes-Carrières
- Quartier de Clignancourt
- Quartier de la Goutte-d’Or
- Quartier de la Chapelle
Montmartre está aqui. Com seu charme, seus pintores na rua, suas ladeiras, varandas e cabarés, seus bares antigos, seus bares novos, os turistas que circulam em meio aos velhos que não abandonam o bairro por nada.
Aqui, há uma série de boulangeries maravilhosas.
Sébastien Mauvieux
159, Rue Ordener
Graças ao talento de seu padeiro artesanal, Sébastien Mauvieux, de 37 anos, a bela padaria ganhou o prêmio de melhor baguete de Paris em 2012.
Como eu ainda tinha muitos lugares para conhecer, acabei não experimentando as delícias desse lugar. Fica para a próxima.
Au levain D’Antan
Pascal Barillon, padeiro desde 1976, foi premiado com o 1º prêmio na competição de 2011 como a melhor baguete de Paris.
Au duc de la Chapelle
32, Rue Tristan Tzara
Confesso que, de todos os lugares por onde passei, este foi o mais “desconfortável”. Lembro que neste dia o maridão estava liberado do trabalho e resolveu ir comigo. E ele ficou bastante apreensivo com o lugar, que é mais afastado e bastante vazio.
É uma boulangerie pequena e familiar, localizada no quartier simples e popular de la Chapelle no 18° arrondissement.
Além do prêmio de “A melhor baguette de Paris 2008”, Anis Bouabsa já havia sido laureado em 2004 como o melhor trabalhador da França, sendo reconhecido pelos seus colegas de ofício como um dos grandes boulangers artesanais da capital.
Bouabsa produz todos os dias aproximadamente 700 pães parisiennes e entre 300 e 350 baguettes Tzara – uma baguete feita segundo as especificações de qualidade do tipo “tradição”, mas que foi rebatizada por ele com o nome da rua onde fica sua boulangerie. Além da baguette, Au Duc de la Chapelle oferece mais de 15 opções diferentes de pães igualmente saborosos.
Continua no próximo post…