10º arrondissement
O 10º arrondissement de Paris também está situado na margem direita do rio Sena e está dividido em quatro bairros:
- Quartier Saint-Vincent-de-Paul
- Quartier de la Porte-Saint-Denis
- Quartier de la Porte-Saint-Martin
- Quartier de l’Hôpital-Saint-Louis
Apesar de ser pouco conhecida pelos turistas, essa região é jovem e animada, com ótimas opções de restaurantes, bares, lojas e livrarias descoladas. Como está apenas a dois passos do centro da cidade, está atraindo cada vez mais jovens profissionais e artistas.
Assim como o Sena, as margens do Canal Saint Martin é ponto de encontro e de piquenique. O bairro fica ao lado do Marais, com ainda mais milhões de opções de restaurantes, bares e lojas.
Visitei a Du Pain et des Idées.
Du Pain et des Idées
34 rue Yves Toudic 75010, Metro Jacques Consergent
Atenção! Este é o “creme de la creme” da pesquisa.
Se pudesse indicar um único local para visitar, seria este. Em um local construído em 1870, mantendo seus espelhos chanfrados e o teto de vidro pintado, aqui funciona uma boulangerie que promete usar apenas ingredientes naturais, com todos os pães assados no local.
Apesar de estar em um prédio tão lindo e antigo, é uma das padarias mais recentes da lista, aberta em 2002.
Ela é dirigida por Christophe Vasseur. Seus doces no formato “escargot” são divinos. O Le pain au chocolat é um verdadeiro clássico. E ainda há o famoso “pain des amis” (pão dos amigos, feito para ser compartilhado), feito com levain, de casca dourada e crocante, interior compacto e macio e sabor levemente azedinho.
Comi uma tartelette de massa folhada, coberta por maçã e pincelada com generosa camada de manteiga salgada?! Para comer ajoelhada!!!
Continua no próximo post…
Índice dos posts
Parte 14 — 20º arrondissement (final)